Fitoterapia



PHITOS = plantas
TERAPIA = tratamento


Falar em Fitoterapia, para mim, não é apenas listar plantas, nomes populares, científicos (imprescindível) e formas de preparos, indicação. É muito mais...

Cada pessoa é um universo em si mesmo, age e reage de forma singular e também vai ser assim com sua cura ou doença portanto, cada um tem o seu caminho e esse deve ser respeitado. Por isso não acredito em fórmulas que sirvam pra todo mundo, apesar de algumas servirem para a maioria, mas a maioria não é o todo.


Fitoterapia é uma ciência e acredito a mais antiga. Mas contudo, é simples, verdadeira e muito perigosa se não for feita com limites.

Como tudo nessa nossa existência é cíclico, estamos mais uma vez em um momento da humanidade que a volta aos saberes da natureza está se mostrando totalmente necessária, eu me atrevo a dizer, à preservação da espécie humana nesse planeta.

Há cada vez mais a necessidade de voltarmos ao simples.
O Ser Humano, avançou muito em termos tecnológicos o que não é absolutamente ruim, como muitos gostam de dizer, mas a meu ver apenas ultrapassou um pouco o limite necessário; então como em tudo o que se excede, se faz a necessidade de uma parada, de um passo atrás.

Porém, a maioria de nós perdeu no meio dessa “correria” toda, dessa ânsia por mais e mais, a sua capacidade de perceber o quanto está fora de seus limites. Há muita arrogância (no pior dos sentidos) e inconsciência solta por aí. E o pior é que muitas dessas “Arrogâncias”, são as que dão o tom pra “boiada seguir”.

Mas, sempre tem aqueles que estão um passo fora disso e conseguem ver com mais clareza, é claro que depois de muito trabalho de auto-conhecimento, muitas buscas, muitos questionamentos, mudanças, perdas e ganhos também.

E essas pessoas é que vão ser as responsáveis pela mudança maior que deverá ocorrer na humanidade para que essa se “cure”. Através de suas atitudes, de seus exemplos.

A Fitoterapia, nos ajuda a esse retorno a natureza lá fora e também a natureza dentro. Na verdade, ela nos ajuda a refazer novamente essa ligação.
Ela nos propicia esse retorno ao simples, de uma forma segura se, como tudo, se for feita com responsabilidade e limite.

Tudo o que o Ser Humano criou em termos de remédios é útil e necessário para alguém, em algum momento, portanto não é disso que estou falando.

Estou falando para essas pessoas que estão se sentindo chamadas a retornarem pra si, a buscarem um novo ritmo, a se reintegrarem consigo, com o grupo, com a vida.
Estou falando para pessoas que querem mudanças, ou que estão em mudanças e não estão sabendo como lidar com isso de uma forma hamônica e consistente.

Tudo na natureza tem um sentido, sempre perto de uma planta venenosa, há uma que serve de antídoto, está tudo certo, tudo na sua ordem, em seu devido lugar, ou pelo menos estava, antes do Ser Humano interferir no meio.

E como já sabemos, tudo o que está fora também está dentro, portanto, também temos nossos antídotos, apenas esquecemos onde estão, nosso corpo sabe, apenas devemos permitir que ele se lembre e para isso precisamos retirar todo o lixo que colocamos dentro - lixo mental, emocional, lixo da comida que ingerimos (agrotóxicos, acidulantes, conservantes... e todos os antes que existem) e até mesmo a água deve ser curada . E não dá pra deixar de dizer nesse ponto que, se não cuidarmos de nosso lixo interno, como podemos pensar em cuidar do lixo que produzimos no Planeta?

A natureza é sábia, ela tem a fórmula de sua regeneração, ela não precisa de nós humanos para sobreviver, no entanto nós somos totalmente dependente dela mas podemos transformar essa dependência em interdependêcia e sermos tanto cuidados, como cuidadores em harmonia e integração, isso é Saúde.

Claudia de Godoy

0 comentários:

Seguidores

Quem Sou

CLAUDIA GODOY


Fitoterapia, Florais, Aura-Soma, Calatonia
Integração Craniossacral


Contato:

(11) 99947 8800
claugodoy.fito@gmail.com
Contador de visitas

eXTReMe Tracker